Apesar do aumento da proteção, a função não despertou interesse de outras fabricantes
O Google planeja descontinuar uma função de segurança lançada em 2018 juntamente com a antiga versão do Android 9. Uma das razões citadas pela empresa para tal decisão é a falta de interesse por parte das fabricantes de celulares.
A funcionalidade em questão é a “Confirmação Protegida pelo Android” (APC na sigla em inglês), que atua como uma camada adicional de proteção para usuários ao realizar pagamentos e autenticações em aplicativos.
Como o recurso opera:
– Os aplicativos podem, se necessário, acionar essa funcionalidade por meio de uma API.
– Solicita ao usuário que execute uma ação adicional para concluir determinada operação.
– Um exemplo é pressionar duas vezes o botão físico liga/desliga do dispositivo para prosseguir com uma transferência bancária, como exemplificado abaixo.
A possível descontinuação desse recurso foi revelada pelo desenvolvedor Mishaal Rahman, que compartilhou a informação no X (antigo Twitter), indicando que o fim do recurso já está nos planos do Google e pode ser observado no código do sistema.
O Google alega que, apesar de oferecer maior proteção e uma “confiança muito alta”, o Android Protected Confirmation (APC) não despertou o interesse de outras fabricantes, permanecendo restrito aos dispositivos da linha Pixel. A última vez que a empresa se pronunciou oficialmente sobre a função foi em abril de 2023, mencionando que estava trabalhando para ampliar a adoção do APC no mercado, algo que não se concretizou.